Muitos e muitos séculos antes de Esopo já havia lobos vestidos na pele de cordeiros:muito tempo antes do homem se organizar em Estados já havia lobos tiranos proibindo carneiros de beber de sua água; o homem ainda não tinha inventado as cidades quando raposas finórias e sem escrupulos arancavam queijo do bico de corvos ingênuos. E quando o último homem apertar o último botão atõmico ainda haverá sapos coaxando nos pantanos cantando a gloria e a sedução do lodo. Falei, bicho, falei.
Millor Fernandes
Na fábula de D.H., vemos um belo exemplo do diálogo estratégico como elemento formador de consenso para a decisãocoletiva.
Notamos que, quando Otho sonha com o dia em que as ovelhas não mais se tornariam o café da manhão dos lobos, está mostrando a visão como dimensão da liderança.
A visão de Otho, tida a princípio como utopica, passa a ser aceita pelo grupo e como Otho transformou o grupo a partir dos valores que instilou nos seus integrantes, como coesão, auto confiança, determinação e ação, transformação essa que possibilita ao grupo acreditar que pode vencer os lobos, exemplo de reengenharia dos sonhos.
Apredemos que Ship - ao considerar que a visão de Otho um absurdo, que ele não poderia deter os lobos, que os ancestrais já diziam que eles sempre veriam –, bem como a outra ovelha – que considerava que as ovelhas deveriam ser parabenizadas por viverem a sombra dos lobos e serem tantas - está na verdade demonstrando as barreiras que surgem para a instauração do processo participativo e a construção de ideais estratégicos na organização, pois os indivíduos quase sempre, de início, são resistentes a mudanças..
Ao dizer que enquanto os lobos existirem o numero de ovelhas representava apenas meia verdade e quando questiona a afirmação de que os lobos não poderiam ser detidos - perguntando como poderiam saber se aquilo era verdade -,Otho estava iniciando um raciocionio lógico que logo foi apoiado por Caco que afirmava que era mesmo verdade que no inicio a cerca era suficiente para deter os lobos. Porém Caco contra argumenta que os lobos aprenderam a pular a cerca, no que foi contra argumentado por Otho que, então, as ovelhas precisariam aprender mais rápido que os lobos, buscando assim mostrar opções para a superação das divergências e o alcance do consenso.
Quando Ship,Gigi e Jeremias, mostraram os pequenos progressos de puxar espinho, cavar buracos e empilhar pedras - que a princípio pareciam ser incapazer de resolver o grave problema dos lobos, mas que no final foram a solução pois Ship tiraria os espinhos das patas dos que estavam cavando os buracos para aprofundar o leito em volta do qual seriam empilhadas as pedras para o represamento da aguas pedras – Otho as apoiou e incentivou, considerando as idéias valiosas, - mesmo que não parecessem não resolver o problema maior – e sugeriu seu compartilhamento com todo o rebalho.
Quando Otho partiu, o grupo ficou momentaneamente sem lider e abatido e desolado, mas Marieta asume a liderança situacional e demonstra através de uma série de deduções lógicas – criadas a partir da indagação de qual seria o motivo de os lobos aparecem apenas de vez em quando eles, tidos como espertos, poderiam pular cerca e vir todas as noites apreciar um banquete de ovelha - que se eles não o fazem é porque algo os esta detendo, numa demonstração de como o raciociono logico e dedutivo serve como ideação para o processo decisório.
Na ocasião que Marietta afirma que estava dizendo o mesmo que o Otho, que as ovelhas precisavam aprender, precisavam fazer isso juntas e precisavam fazer isso mais rápido que os lobos, estava usando a ideação como referencia decisória.
Marieta reforça a visão do lider Otho, contorna as resistencias do grupo através do racicinio logico, conclama a busca de informações que possam validar soluções, incentiva a comunicação grupal e o compartilhamento das informações, além de solicitar uma analise individual de cada elemento do grupo sobre o problema em busca de soluções em reunião previamente agendada, dá um belo exemplo de implementação do diálogo e do debate aberto onde ocorre a colaboração de todos, demonstra compreensão do valor da colaboração e da riqueza do dialogo e da negociação construtiva, forma transparencia de planejamento ao abrigo de uma atmosfera de pensamento livre.
Algumas ovelhas questionam a falta de ferramentas para alcançar uma altura ideal para a cerca, o desrerspeito aos costumes, demonstrando as dificuldades de aceitação da visão utópica, mas outras, aos poucos , passam a aceitar a visão da lider Marieta e animadas e revigoradas começam a discutir sobre os dados levantados o que faz com que o grupo se sinta confiante, energizado e esperançoso.
Nesse momento, Caco, demonstrando iniciativa e autonomia parte por conta propria em um levantamento dass condições externas que poderiam ser a resposta sobre a estranha atitude dos lobos e chega com a noticia do descobrimento de uma cerca sobre o riacho, mas informa que não consegue sózinho entender qual a sua importancia no comportamento da matilha.
Algumas ovelhas, demonstrando a importancia do planejamento e processo decisório conjunto, passam a descobrir que os lobos passam por debaixo da cerca, quando o rio, em função da falta de chuvas, seca expondo seu leito, o que, tambem permite deduzir que os lobos não sabem nadar. Mas faltava ainda um entendimento final que pudesse leval a uma solução final do problema que, a priori, parecia depender do controle das chuvas.
Por fim, Gigi, afirma que o rebanho está vendo o problema pelo lado errado, pois, se não pode controlar a chuva, pode, por outro lado, controlar o fluxo da agua e passa a cavar um buraco para aprofundas o leito do rio, logo acompanhada por outras, enquanto Ship tirava os espinhos das patas das ovelhas que cavavam e Jeremias empilhava pedras para fazer uma represa que estaria sempre cheia e manteria os lobos afastados para sempre, numa demonstraçao de trabalho em equipe.
O objetivo final da fábula é a sentença moral.
Tzevetan Todorov
Moral da fábula : Organizações que constroem uma cultura de aprendizagem propiciam o aparecimento das contribuições individuais as quais são utilizadas de forma criativa e produtiva. Trabalhando em conjunto, o grupo desenvolve uma capacidade para aprender significativamente, o que assegura a sua prosperidade e a superação de seus desafios.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
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