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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

GESTOR

Há muitos anos , no inicio de minha carreira de gestor, recebi um livro chamado” O Gerente Minuto”, pelo titulo , de início, achei que era para aprender a fazer tudo muito rapidamente, em um minuto, mas, na verdade, o que o texto sugeria e que o gestor dedicasse pelo menos um minuto do dia para olhar nos olhos dos funcionários de sua equipe. Quer dizer, que, por ao menos um minuto por dia, devemos para e olhar para nossos colegas e enxergar a pessoa que esta ali, bem na nossa frente.

A verdade é que, mesmo após ler o tal livro, nem sempre coloquei isso em prática. Na verdade, por muito tempo fui um gestor imaturo, agitado, apressado, aflito e impaciente, que colocava sempre a responsabilidade do cargo e da entrega das metas acima de tudo, até mesmo das pessoas de minha equipe.
Mas com o tempo, e após passar por muitas teorias administrativas, fui entendendo quão grande era nossa responsabilidade pelas pessoas que estão sob nossa gestão. Entendi como podemos com pequenas atitudes melhorar ou piorar a vidas das pessoas.

Quantas atitudes minhas, para as quais não dei nenhum valor, foram adotadas pelas pessoas que trabalharam comigo, tanto para o bem, como bom exemplo a ser seguido, quanto para o mal, quando adotaram alguns de meus muitos erros na gestão de pessoas, me tomando como paradigma, quando na verdade eu tateava no escuro da gestão formadora de pessoas .Algumas vezes, magoei pessoas de quem gostava por impaciência ou falta de cuidado com as palavras e algumas outras, não tantas, fui citado por colegas, com quem já trabalhei, com carinho e reconhecimento.

Mas é somente com o tempo, quando você aprende que tudo o que você persegue vêm das pessoas, da formação e da manutenção de um time unido e coeso, que trabalha em equipe e comprometido com o cumprimento de metas, mas também com a manutenção de um bom clima organizacional, cheio de coleguismo e com o sentimento que, mais que um time, somos uma família que passa a maior parte de suas vidas juntos, é que nos damos conta de nossa grande responsabilidade pelo desenvolvimento dessas pessoas que estão sob nossos cuidados, não só enquanto funcionários e cidadãos, mas também como pessoas dotadas de sentimentos, desejos e esperanças a serem cultivados e cuidados.

A nós gestores foi dada a indelegável responsabilidade pela multiplicação da experiência, pela propagação do conhecimento e pela condução do aprendizado, transformando a nossa em uma empresa que aprende e em um espaço de construção do conhecimento. Além disso, temos que estarmos atentos as possibilidades de aprender e temos que ter humildade suficiente para sabermos que mesmo um funcionário em seu primeiro dia de trabalho tem algo a nos ensinar e que sempre é possível começarmos de novo e estarmos atentos para não repetir nossos erros.

Aprendemos no curso Diálogo, em Lógica e Processo Decisório, instrumentos teóricos para o desenvolvimento das competências gerenciais e habilidades relacionadas à construção de argumentos consistentes; em .Diversidade as competências necessárias para lidar com as diferenças da força de trabalho, com os conflitos intergrupais e seus principais conceitos; em Alinhamento Institucional, o alinhamento de valores e práticas no contexto de trabalho; em Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho a tratar de vários temas relativos à qualidade de vida no trabalho e que Educação é um conjunto de processos, tempos, espaços e relações formativas que acontecem na Instituição e que deve estar a serviço do desenvolvimento e da realização plena das pessoas como seres humanos.

Cabe agora a nós a responsabilidade de por tudo isso em prática, de compartilhar com todos os saberes que aqui nos foram dados e as experiências que nos foram passadas, principalmente para as pessoas que estão despontando em nossa organização como futuros gestores de pessoas, não só para que elas não tenham que passar pelos mesmos erros por que passamos, como para que muita angústia seja evitada.


Devemos ter sempre em mente, na correria do dia a dia, quando formos pressionados pelas metas tidas como audaciosas, quando formos confrontados com o quase impossível, que nada há de mais importante na tarefa do gestor senão a de formar e desenvolver-se a si mesmo e às pessoas á sua volta, de saber ouvir, de olhar, por um minuto no olho da pessoa que está a sua frente, de conhecer suas aptidões e competências de se interessar pelo seu crescimento como pessoa e, isso, se faz com dialogo, lógica, alinhamento institucional e qualidade de vida, mas, principalmente e acima de tudo, com ética, respeito, justiça, dedicação, e amor.
Feito isso, tudo o mais tende a se resolver.